Apresentação

A Associação Cultural Sinfonia de Cães é um grupo formado por artistas e colaboradores que possuem um objetivo em comum: a propagação da arte como um transformador social. Desde 2003, o coletivo vem realizando festivais e reunindo uma cultura alternativa e autêntica, ampliando os horizontes do que de fato podemos transformar. Os Cães atuam para disseminar uma provocação social que gere reflexões em busca de uma mudança cultural através da arte, promovendo eventos como shows, mostras de teatro e audiovisual, exposições de fotos, quadros e artes plásticas, debates e oficinas. O grupo já realizou mais de 60 eventos, a maioria no estado de São Paulo, capital e interior, além de contar com parcerias de grupos, artistas e ativistas espalhados pelo Brasil e por todo mundo.

“A partir da mudança de atitude de cada um, pode se iniciar uma grande reação em cadeia, capaz de gerar mudanças de proporções imensuráveis. Através da arte alternativa e da cultura marginal, podemos estimular a revolução individual, a libertação de dogmas que impedem as pessoas de viverem plenamente. Um cão começa a latir nas ruas, então outro cão escuta e também late, e outro e outro e outro… Esse é o efeito Sinfonia de Cães.”

Histórico

Origem dos Cães (2003-2004)

Em 2003 o Sinfonia de Cães começou a promover pequenos shows e festas alternativas na cidade de São Paulo organizados por alguns amigos. Em 2004, o Sinfonia de Cães realizou dois grandes eventos musicais e culturais em São Paulo, o “Festival Sinfonia de Cães” e “Festival Sinfonia de Cães II”. Os festivais foram realizados de forma totalmente independente, em um galpão no bairro do Canindé. O primeiro em junho, com 11 bandas convidadas, todas do cenário de rock independente, e produtores culturais em geral. Foram elas Wasted Nation, Royal Shakers, Hurtmold, Popstars Acid Killers, Vincebuz, Ludovic, Detetives, Bionica, The Concept, Borderlinerz e Dominatrix. Em novembro do mesmo ano aconteceu no mesmo local a segunda edição do festival, que veio em dobro, 2 dias e 21 bandas que foram Vincebuz, Ästerdon, Correctivo, Popstars Acid Killers, Backseat Drivers, Simbiose, La Carne, FUD, Basement Monks, Shed, Ludovic, Hats, Wasted Nation, Ecos Falsos, Similar, Elegia, The Vain, Espíritos Zombeteiros, Santo Ódio, Fim do Silêncio e Tomaco, além de intervenções dos grupos X-plastic e Radioatividade.

Festival Sinfonia de Cães I
Festival Sinfonia de Cães II

Projetos e Parcerias (2005-2006)

Em setembro de 2005 aconteceu o “Sinfonia de Cães no Centro Cultural São Paulo”, próximo a estação Vergueiro do metrô, com 4 bandas e participação especial dos coletivos Radioatividade e Escárnio & Osso. Nos dias 02, 03 e 04 de dezembro do mesmo ano foi realizado no MIS (Museu da Imagem e do Som) o “Rock Neles!”, em parceria com a Mostra do Audiovisual Paulista, onde foram exibidos diversos vídeos de produção independente como documentários e videoclipes, somados a uma exposição fotográfica, além de shows no auditório principal de La Carne, Fuzz Faces, Seamus, Hats, Popstars Acid Killers, Vincebuz, Ästerdon, Agentes, Ludovic, Ecos Falsos e Shed.

Sinfonia de Cães no CCSP
Rock Neles

Ao final de 2005 o Sinfonia de Cães reuniu 20 dessas bandas envolvidas com suas ações e no início do ano seguinte lançou a compilação chamada “Sinfonia de Cães 2.500 Tons”.

Capa CD Coletânea 2.500 Tons

Seguindo em 2006, o coletivo direcionou seus esforços para a organização de atividades no Edifício Prestes Maia, residência de 468 famílias sem teto, o que o torna a maior ocupação urbana da América Latina. O prédio, que fica no centro de São Paulo, é ocupado pelo MSTC (Movimento Sem-Teto do Centro), com suporte do grupo Integração Sem Posse, formado por diversos ativistas culturais, estudantes, artistas e Organizações Não Governamentais da Sociedade Civil. Os eventos contribuíram na arrecadação de inúmeros livros para a biblioteca criada pelos próprios moradores do prédio. O coletivo também ofereceu oficinas à comunidade e através de um registro em vídeo feito por alunos da ONG Oxigênio, recebeu um prêmio do Festival de Ação Solidária Oxigênio, revertido para melhorias no prédio e para dar prosseguimento às ações no local.

Capa CD Coletânea 2.500 Tons

Oficinas Culturais Sinfonia de Cães (2007-2008)

Em 2007 o projeto “Oficinas Culturais Sinfonia de Cães” foi contemplado pelo VAI – Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais, da prefeitura de São Paulo, e realizaram oficinas de Comunicação Escrita, Graffiti, Percepção Ambiental e Audiovisual, em locais como o Centro Cultural da Juventude (Vila Nova Cachoeirinha), a Biblioteca Municipal Álvares de Azevedo (Vila Maria) e o CICAS (Jd. Julieta). Ao final de cada oficina foi realizado um festival, onde os trabalhos desenvolvidos durante esse processo foram exibidos, possibilitando a participação e integração de artistas novos e veteranos, ao som de shows gratuitos e ao ar livre, de bandas independentes.

Dando sequência ao projeto realizado, as “Oficinas Culturais Itinerantes Sinfonia de Cães” tiveram início em maio e encerramento em dezembro de 2008. O objetivo foi oferecer a jovens residentes de bairros periféricos localizados na zona norte do município de São Paulo, meios para o seu desenvolvimento artístico e cultural, possibilitando sua integração com artistas regionais e profissionais. As oficinas giraram em torno de sete temas, um a cada mês. Cada tema trabalhou diversas linguagens como audiovisual, fotografia, comunicação escrita, desenho, pintura, graffiti, música, percepção ambiental, planejamento e desenvolvimento de ações independentes. Com caráter itinerante, as oficinas foram realizadas pela equipe do Sinfonia de Cães e por colaboradores convidados com conhecimento nos temas abordados, em lugares variados como escolas, centros comunitários, bibliotecas, centros culturais, telecentros, casas de cultura, entre outros. Ao final de cada tema, foi promovido um encontro onde os trabalhos e oficinas desenvolvidas ao longo do mês eram discutidas, a fim de ampliar a visão dos participantes e contribuir no processo de crescimento pessoal, para que possam formar suas próprias opiniões.

Registro da Associação Cultural (2008-2009)

Em abril de 2008, o coletivo até então informal, resolve registrar seu próprio CNPJ em busca de ampliar o alcance de suas ações ampliando as possibilidades de viabilizar novas parcerias e novos projetos. É realizada então a primeira Assembleia Geral para constituição do estatuto e da direção. O processo leva exatamente um ano para ser concluído, portanto em abril de 2009 passa a existir legalmente a ASSOCIAÇÃO CULTURAL SINFONIA DE CÃES. Desde então, a Associação vem representando diversos artistas e grupos em variadas iniciativas culturais.

A Cultura em Luta Pela Paz (2010-2011)

Em 2010, o projeto “A Cultura em Luta Pela Paz” foi contemplado pelo Edital de Co-patrocínio de Primeiras Obras do Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, através do qual publicamos no ano seguinte um Livro e um Documentário que contam a história do CICAS – Centro Independente de Cultura Alternativa e Social.

Cultura em Luta pela Paz

Latido das Ruas (2012 e 2013)

Em 2012 voltam as origens e organizam a edição IX do Festival sem nenhum tipo de financiamento, somente com recursos próprios e de parceiros como Projeto Espremedor, Projeto Povo Brasileiro e Associação Paulista de Gestores Ambientais, utilizando estruturas sustentáveis como banheiros secos e bioconstruções em bambu.

Dando continuidade ao formato, em 2013 o projeto Latido das Ruas foi uma proposta de ocupar culturalmente de forma alternativa espaços públicos como Praças e Parques da Cidade, utilizando uma estrutura sustentável e de baixo custo, gerando 2 produtos finais: 1 CD e 1 DVD.

O projeto consistiu em 3 ações principais:

1 – FESTIVAIS: Produzir e realizar 2 festivais de arte (audiovisual, dança, performance, música e teatro) em 2 espaços públicos diferentes, sendo um na zona norte e o outro na região central da cidade, reunindo diferentes linguagens e possibilitando uma ampla troca de experiências para os envolvidos e uma grande evento para o público.

2 – CD COLETÂNEA: Editar o registro de áudio dos festivais em uma compilação em CD, contendo músicas das bandas que se apresentarem nos eventos.

3 – DVD DOCUMENTÁRIO: Registro audiovisual dos festivais, incluindo depoimentos de pessoas envolvidas com o processo.

DVD Latido das Ruas

Parceria Internacional: Alemanha, Argentina e Brasil (2014)

Em 2014 a Associação Cultural Sinfonia de Cães esteve envolvida em uma iniciativa internacional de promover a construção de três Earthships em três países diferentes: Alemanha, Argentina e Brasil. A proposta partiu do centro de juventude AJZ, localizado em Chemnitz, Alemanha. O grupo do centro AJZ terá a oportunidade de promover a construção de uma Earthship na Alemanha. Através desta experiência, surgiu o convite de estender a iniciativa, promovendo a construção de outas Earthships. A parceria consiste em receber treinamento através do centro AJZ para a capacitação de uma equipe da Associação Cultural Sinfonia de Cães, para a construção deste espaço, além de colaborar com a construção dos demais espaços nestes outros países. Este intercâmbio aconteceu de 07 a 20 de Agosto, incluindo 80 pessoas de 8 países diferentes.

Principais Atividades, Eventos e Projetos (2004-2015)

Festival Sinfonia de Cães edições I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII, IX e X. (2004-2014)

ZN Independente (2004)

Sinfonia de Cães no Centro Cultural São Paulo (2005)

Campari Rock – Noite Sinfonia de Cães (2005)

Mostra do Audiovisual Paulista: Rock Neles! no MIS – Museu da Imagem e do Som

Mostra Internacional de Curta-metragens – MANIFESTA (2005)

Sinfonia de Cães no Prestes Maia – Partes 1 e 2 (2006)

Feira de Artes de Santa Tereza (2006, 2007, 2008 e 2009)

Sinfonia de Cães XTREME I, II, III, IV, V e VI (2005, 2007,2009, 2010, 2013 e 2015)

Sinfonia de Cães XTREME na Quebrada Cultural (2007)

Interzone Trip Sessions (2007)

CCJ Independente (2008)

Oficinas Culturais Itinerantes Sinfonia de Cães (2007 e 2008)

Invasion Sudamerica de Monobandas (2008)

Rock n’ Roll Genocide Tour – Brasil/Uruguay/Argentina (2008/2009)

Oficina de Videoclipe CCJ (2009, 2010 e 2014)

Mutirão Cultural na Quebrada (2010 e 2011)

A Cultura em Luta Pela Paz – Documentário e Livro (2011)

Dirty Blues from the Wild South – Europe Tour (2011)

A Linguagem do Videoclipe – SESC Pinheiros (2012)

Curta + Foto – SESC Pinheiros (2012) | SESC Santana (2013)

Guara Rock Fest 4 – Pça Victor Civita (2012)

Guara Rock Fest 5 – SESC Pinheiros (2012)

Girls Rock Camp Brasil (2013,2014 e 2015)

Dia Internacional das Monobandas (2010-2013)

Popstars Acid Killers Euro Tour (2013)

Latido das Ruas (2013)

Aniversário de 460 Anos de São Paulo (2014 e 2015)

NIA DOMO + United by Skate International Interchange (2014)

Ponto de Cultura NIA DOMO: Earthship – Casa da Terra (2014-2016)